A utilização da bicicleta ergométrica para perder peso é uma prática bastante comum entre as pessoas que têm conhecimento sobre seus benefícios. Isto porque este aparelho é uma ótima opção para quem busca uma forma prática de fazer exercícios em casa e assim, perder peso e levar uma vida menos sedentária.
Então, se você está em busca de maneiras de melhorar a sua rotina com atividades físicas, confira esse artigo até o final para ficar por dentro de tudo sobre esse equipamento. Afinal, existem diversos modelos de bicicletas ergométricas, e saber qual a melhor para o que você precisa é muito importante para fazer a escolha certa.
Uma bicicleta ergométrica é um equipamento de exercício que simula os exercícios praticados no ciclismo, mas de forma fixa, ou seja, pode ser utilizado na academia e em casa. Ela possui selim, pedais e um guiador, assim como uma bicicleta convencional, no entanto, ela conta com uma vantagem de utilização de cargas que oferecem diferentes possibilidades de impulsos para exercícios.
Uma bicicleta ergométrica serve, principalmente, para realizar exercícios que tenham o objetivo de emagrecer e fortalecer a musculatura das pernas. Confira a seguir, uma lista com os principais benefícios do uso:
Auxilia na perda de peso
Dependendo do treino que for praticado a queima de caloria pode ser muito alta o que favorece a perda de peso.
Melhora a função cardiorrespiratória
Exercícios praticados na bicicleta ergométrica promovem um importante estímulo cardiovascular, o que pode diminuir a pressão arterial.
Previne doenças cardiovasculares
Melhora a saúde do coração e previne problemas como AVC, trombose e infarto.
Tonifica e fortalece as pernas
Com treinos constantes os músculos anteriores e posteriores das coxas são beneficiados ficando mais fortes e resistentes.
Reduz o estresse
Pesquisas comprovam que fazer 30 minutos por dia de bicicleta ajuda o corpo a liberar mais adrenalina e endorfinas que reduzem os níveis de estresse. Além disso, fortalece o sistema imunológico.
Existem alguns tipos de bicicletas ergométricas mais conhecidas no mercado que atendem a todos os gostos e necessidades. Os diversos modelos são ideais tanto para iniciantes, para sair do sedentarismo, como para quem tem o objetivo de emagrecer e manter uma rotina de atividade física regular de forma prática e eficiente.
Dentre os principais tipos de bicicletas ergométricas estão: a bicicleta ergométrica horizontal, bicicleta ergométrica vertical, bicicleta ergométrica Spinning e a mini bicicleta ergométrica portátil.
Confira a seguir alguns exemplos dos principais tipos de bicicletas ergométricas.
Bicicleta Ergométrica Horizontal
A bicicleta ergométrica horizontal é a mais prática de usar. Nela você fica sentado em um banco com encosto durante os exercícios, por isso, é ideal para pessoas que sentem dores nas costas e nas articulações dos joelhos e que precisam fazer exercícios mais leves.
- Carga de nível de bem leve à intensa;
- Confortável assento ergonômico com ajuste de distância que se adéqua aos mais diferentes tamanhos, pesos e tipos de pessoas;
- Pedais com cinta para os pés, para garantir mais segurança nas pedaladas;
- Painel prático de ajustes de controle de carga;
- Guidão ergonômico e emborrachado com regulagem de ângulo;
- Silenciosa.
Bicicleta Ergométrica Vertical
A bicicleta ergométrica vertical possui sistema de correias e freios que permitem ajustes personalizados para cada treino que podem ser leves, moderados e intensos. Ela é ideal para quem está começando a treinar e para quem deseja emagrecer.
- Confortável assento ergonômico com ajuste de distância que se adéqua aos mais diferentes tamanhos, pesos e tipos de pessoas;
- Níveis de carga: de leve a intensa;
- Capacidade de peso do usuário;
- Guidão ergonômico e emborrachado com regulagem de ângulo;
- Monitor digital com funções à mostra.
Bicicleta Ergométrica Spinning
A bicicleta ergométrica para Spinning é um equipamento ideal para treinos intensos. Ela possui mais opções de regulagem e é indicada para quem já pratica exercícios.
- Controle de carga com níveis de intensidade que vão do mais leve ao mais intenso;
- Confortável assento ergonômico com ajuste de distância e altura;
- Capacidade de peso e altura do usuário;
- Guidão ergonômico com regulagem de altura;
- Pedais com cintas;
- Rodas para auxiliar na locomoção.
Mini Bicicleta Ergométrica Portátil
A mini bicicleta ergométrica é um equipamento portátil que pode ser colocado em qualquer lugar no chão. Ela requer que a pessoa esteja sentada em um banco ou cadeira para ser utilizada. Ela possui uma estrutura simples e é ideal para treinos leves e para ser usada em tratamentos de fisioterapia.
- Regulagem de força com botão ajustável de tensão;
- Fácil de montar, pode ser instalado em qualquer espaço;
- Pedais e apoio para as mãos emborrachado.
Na hora de escolher uma bicicleta ergométrica, é necessário avaliar alguns aspectos fundamentais para que sua escolha atenda a sua necessidade. Portanto, para saber qual é a melhor é importante analisar os seguintes tópicos:
- Para qual finalidade você precisa deste equipamento;
- Qual o tamanho do espaço você dispõe em casa;
- Quanto você está disposto a investir no equipamento para ter mais saúde;
- Escolha o tipo de bicicleta ergométrica que você procura;
- Avalie o funcionamento, as funções, os ajustes, os níveis de intensidade e todas as recomendações de uso.
Ao analisar estes critérios você saberá qual o tipo de bicicleta ergométrica vai ser ideal para o que você busca. Em seguida você só precisa decidir qual modelo escolher.
Qual a Diferença entre Bicicleta Ergométrica Horizontal e Vertical?
A bicicleta horizontal é mais indicada para quem sente dores nas costas e ela trabalha mais a parte das coxas. A bicicleta ergométrica vertical, também chamada de bike, traz mais agilidade e, além de trabalhar as coxas, exige mais dos glúteos.
Quantos Quilos Perde com Bicicleta Ergométrica?
De 300 a 600 calorias por hora. Porém, o gasto calórico vai depender do metabolismo de cada pessoa, da intensidade do exercício e do volume do treinamento. Confira a seguir, uma média de perda de calorias por tempo de atividade em uma bicicleta ergométrica.
- 5 minutos +/- 49 Calorias
- 10 minutos +/- 98 Calorias
- 15 minutos +/- 147 Calorias
- 30 minutos +/- 294 Calorias
- 1 hora +/- 600 Calorias
- 2 horas +/- 1176 Calorias
- 3 horas +/- 1764 Calorias
- 4 horas +/- 2352 Calorias
Qual a Melhor Bicicleta Ergométrica para Perder Barriga?
O que vai determinar a perda de calorias será a intensidade dos exercícios, a frequência que você os praticar e um equipamento de qualidade como a bicicleta ergométrica ideal para o seu perfil. Confira a melhor bicicleta ergométrica dos tipos vertical e Spinning que são as mais indicadas para perder barriga.
Melhor Bicicleta Ergométrica Vertical Kikos Kv3.1i
Melhor Bicicleta Ergométrica Spinning PodiumFit S200 – Silenciosa
Onde Comprar Bicicleta Ergométrica para Exercício em Casa?
Na hora de comprar uma bicicleta ergométrica confira a reputação da loja onde comprar. Dê preferência por aquelas onde possuem avaliações de clientes reais que já utilizaram os produtos. Dentro dessas características e outras que garantem uma compra de qualidade, indicamos as lojas a seguir:
Quais Cuidados são Necessários para fazer uso de Bicicleta Ergométrica para perder peso?
Antes de começar a prática de atividades físicas, em geral, consulte um médico para saber como está a sua saúde.
A Renata Gianolla, do canal Exercício em Casa, preparou uma super aula de spinning que dá para perder muitas calorias. Confira a seguir:
Ter uma bicicleta ergométrica em casa pode ajudar àquelas pessoas que têm o objetivo de entrar em forma e deixar o sedentarismo para trás. Se você não gosta ou não tem tempo de ir à academia, ou correr em um parque ou fazer atividades físicas que exigem mais tempo, uma bicicleta ergométrica para perder peso pode te ajudar bastante. Além disso, te ajuda a economizar dinheiro sem o custo das mensalidades de uma academia.
Para se obter melhores resultados na utilização da bicicleta ergométrica para perder peso, é muito importante ter acompanhamento de um médico e profissional da área relacionada como um nutricionista e um profissional de educação física. Afinal, atualmente existem muitos conteúdos na internet que ensinam e orientam sobre como fazer exercícios em casa, no entanto, não é inteligente fazer exercícios, principalmente com o intuito de emagrecer sem nenhum acompanhamento.
Além disso, é importante ter outros acessórios, como um tênis de qualidade, para que a prática de exercícios seja o mais confortável possível, o que ajuda a garantir os resultados almejados.
Pesquisadora e escritora, fã de assuntos relacionados à moda, beleza, literatura, bem-estar, etc. Desde 2018, atuo como redatora web, compartilhando meus estudos e pesquisas realizadas sobre cada assunto tratado.